DIREITO DE ADVOGAR DO BACHAREL EM DIREITO

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DEPUTADOS FEDERAIS PEDEM DESARQUIVAMENTO DE PROPOSIÇÕES QUE VISAM A EXTINÇÃO DO EXAME DE ORDEM DA OAB

Em conformidade com os despachos exarados no REQ-44/2015, por solicitação dos Deputados Federais Subtenente Gonzaga e Jair Bolsonaro, foram desarquivados no dia 04 de fevereiro de 2015 os Projetos de Lei de nº 05801/2005 e 02426/2007, os quais visam a extinguir/acabar com a exigência do Exame de Ordem previsto na Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, para inscrição de advogados na Ordem dos Advogados do Brasil.

Para saber mais sobre a tramitação dessa matéria clique no  PL5801/2005 e PL 2426/2007.

2 comentários:

  1. Infelizmente nobre blogueiro é apenas mais uma falsa esperança ao desalento de tantos que investiram tempo em recurso em uma canoa furada! A OAB é o 3º poder deste país disfarçada numa verossimilhança de uma instituição privada de classe (o que na verdade nem saberia direito definir na verdade o que é a OAB!), veja o caso dos jornalistas que fora dita pelo próprio STF que para o seu exercício nem diploma precisava em face de um bacharel diplomado não poder exercer a sua nobre missão sem a "carteirinha da OAB"! Estimas de saúde ao blogueiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A notícia foi veiculada neste Blog no intuito de informar o desarquivamento dos Projetos de Lei que visam acabar ou extinguir o exame de ordem da OAB, todavia, sabemos que isso é quase impossível, tendo em vista que a OAB monitora dia e noite a tramitação de tais processos e com certeza lutará para preservação do exame de ordem, ao argumento de que o exercício da atividade da advocacia pode colocar em risco os bens patrimoniais disponíveis e indisponíveis da sociedade.
      O exame de suficiência, como é o caso dos Bacharéis em Ciências Contábeis, é uma tendência que deverá alcançar outras categorias profissionais, cujas atividades possam causar possíveis danos à sociedade como por exemplo: engenharia, arquitetura, medicina, farmácia, etc.
      Defendo que se a lei exige exame de suficiência para determinada categoria que o mesmo fosse aplicado de forma justa e gratuita, visando minimizar o sofrimento daqueles que buscam o seu direito de exercício da profissão escolhida para a sua vida.
      Obrigado por deixar a sua opinião, pois ela é muito importante!!!

      Excluir